“Sola Fide” – Só a Fé: Fé em quem??

E aeee, galerinha! Hoje vamos bater um papo sobre o 2º príncipio da Reforma: . No final do último post eu deixei algumas perguntas no ar: “Fé em quem? Fé pra que? E o que é fé? E o que ela tem a ver com a Graça de Deus? A graça é de Deus, mas a fé é minha, certo? Se a salvação é obra só de Deus, porque minha fé ta nesse versículo que fala sobre a salvação? (Efésio 2:8).” Vamos tentar responder ;)

Pra começar, o que é fé? A própria Biblia responde isso pra nós, lá em Hebreus 11:1 (leia lá, leia ^^). Viu aí? Fé é quando você tem certeza e confiança de algo que você não viu.Ter fé é crer, e crer não é só acreditar. É acreditar e confiar. O que a fé tem a ver com a Graça? Tudo, né, colega? “Pois pela graça vocês foram salvos, mediante a fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie”, assim diz o nosso texto-base. Deus derrama sua Graça e nos capacita a crer na obra dEle, em Cristo. Por isso que o texto diz “mediante a fé”. Só pela fé podemos crer que o próprio Deus, Absoluto, Perfeito e Pleno, Santo e Eterno, decidiu se humilhar e tornar-se homem, para revelar-se a nós e o pior, para morrer. Sem fé isso tudo é tão absurdo que chega a ser impossível de acreditar. Mas a fé é minha e sua, certo? Sim, mas, novamente, a Palavra mostra que o primeiro passo é de Deus: “e isso não vem de vocês, é dom de Deus…”, ou seja, Deus nos dá a Fé. Não qualquer fé, mas a fé que leva à salvação: a fé em Cristo.

Então, o que dizer diante desse papo aí de que “todos os caminhos levam a Deus”? Pessoal, desculpe se eu for um tanto quanto dura agora, mas, um crente não pode NUNCA falar uma coisa dessas! Nós acabamos de ver como Deus coloca em nosso coração a fé em Jesus Cristo! Mas nem precisariamos ir a Efésios. O próprio Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” Ter fé em alguma coisa, “botar fé” em alguém ou alguma coisa, tudo isso é muito comum de se ouvir. Comumente as pessoas pensam que ter fé é acreditar no que se faz, é acreditar que no final tudo vai dar certo… E ainda dizem: “tenha fé em Deus!”. Mas olha só a dimensão que essa frase tem, pow! Ter fé em Deus é você SABER, com todo o teu ser, que CRISTO é o Senhor, que Ele se humilhou, sendo a imagem do próprio Deus, se fez carne, viveu entre nós, foi 100% homem e 100% Deus, foi o único homem que nunca pecou, morreu na cruz para remir seu povo, ressuscitou por ele e voltará em breve, para tornar novas todas as coisas, terminar de vez com o mal e reinar pra sempre!

A Graça de Deus nos leva necessariamente à Fé em Cristo. Não há outro. Foi isso que a Reforma trouxe de volta: Somente crendo em Cristo, confiada nos méritos Dele, é que a alma pode ser salva. Será que não estamos precisando reviver essa verdade? Sim, galera abençoada, a gente precisa muuito reviver isso, em todo e qualquer lugar que estejamos. Fico por aqui hoje. E deixo pra vocês uma pergunta, que irá guiar o post da próxima sexta, sobre o 3º princípio da Reforma: Quem é Cristo pra você? Abaixo fica uma música chamada “É tudo o que eu sei”, do CD Duetos Novo Tempo Vol. 3. Ela fala bem do que acontece quando a fé penetra nosso coração e somos levados a dizer, como aquele cego, “tudo o que eu sei é que eu era cego, e agora posso ver”. God bless ;*

3 respostas em ““Sola Fide” – Só a Fé: Fé em quem??

  1. Que liiiiiindo! *.* Eu creio nisso também!!! ói?! rsrs
    Que o Senhor nos abençoe ‘de cunforça’ enchendo nossos corações com essas verdades!!!

Sinta-se a vontade para falar !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s